quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mas o que é sabedoria?



Hoje, gostaria de escrever sobre mim (não é isso que você tem feito?) e uma pessoa que teve grande influência na minha vida: Minha madrinha, Orquidéa.

Okay, mas o que tem essa senhora a ver com esse blog? Bom, esse blog é algo onde eu coloco meus pensamentos passados e presentes pra que em um futuro eu possa observar, e assim espero que seja, minha evolução como pessoa.

A casa da madrinha era onde eu costumava passar as férias. Por quê? Sinceramente não lembro ao certo, só gostava de ficar lá. Acontece que minha madrinha sempre teve uma "aura" tranqüila. No entanto, o que sempre me chamou atenção era sua incrível sabedoria. Aliás, uma coisa tão intrigante a ponto de eu me sentir mais sábio só de estar no mesmo ambiente e na mesma conversa.

Ouvia as conversas dela com minha mãe sobre a vida ou com as amigas dela, kardecistas (Kardecista é com K como em Kardec?). Lembro que sempre ficava com medo quando a conversa se dirigia pra esse âmbito espiritual. E como disse, em cada conversa o ambiente parecia ser iluminado de sabedoria. Então vocês devem imaginar o choque que tive quando descobri que ela só havia estudado até a 4ª série. Logo aquela pessoa que tanto falava da importância de estudar, que tanto elogiava seu filho por ser tão estudioso a ponto de fazê-lo uma referência pra mim e todos os Bassut que conheço.

Tempos depois ela voltou aos estudos. Infelizmente não terminou por conta de uma doença que culminou em uma operação. No entanto, sempre teve um português excelente, tanto falado como escrito. Vocativo, aposto, ponto, vírgula, reticências... Nunca a vi aplicá-los de forma diferente daquela que pede a norma culta. Diferente de muitas pessoas que se formaram comigo e pouco dão valor a sua língua.

Quero deixar claro que não existe problema nenhum em escrever errado. A vida coloca obstáculos e isso não é algo a ser levado como prioridade. No entanto, vejo muitos jovens, cujos pais batalham pra dar a educação que eles, os pais, não puderam ter, escrevendo "concerteza".

E aí vem a minha pergunta do título: Mas o que é sabedoria?

Depois de todos os livros que li, depois de uma faculdade e um mestrado, depois de aprender inglês e alemão sozinho, entre outras coisas estranhas (Cadê a humildade, Bassut?)... Não me considero uma pessoa sábia (ah, quase lá). Talvez, sabedoria seja inata ou talvez apareça com o tempo, não sei. Me considero uma pessoa de sorte, muita sorte.

O fato é que a vida me deu pessoas para me espelhar. Foi a primeira vez que vi que sabedoria nada tem a ver com grau de escolaridade, eruditismo ou currículo. E isso tem se repetido freqüentemente.

Espero um dia iluminar o ambiente pra alguém. Espero um dia ser assim, alguém pra se espelhar. E se um dia eu fizer algo grande, que o crédito seja tão meu quanto de todas essas pessoas. E se eu não fizer, que eu possa ajudar alguém a chegar lá.

Minha mãe me contou esses dias como eu escolhi a minha madrinha. EU escolhi. É! Talvez eu tenha alguma sabedoria.

Nenhum comentário: