domingo, 19 de abril de 2009

Como o blog diz, evoluindo...




Desde que entrei na faculdade (de farmácia), um pouco antes talvez, foram tantos os demônios que me assombravam, que acabei por deixar de lado aquela minha ânsia de aprender. Coisas ruins acontecem e você acaba se afastando das coisas que mais ama. E eu me afastei de quase tudo que eu amava ou se afataram de mim. Mas foi só nesse semestre que eu recuperei parte disso. Foi nesse semestre que eu reencontrei Deus.

Assim como uma minoria, Eu preciso TENTAR entender as criações de Deus e é assim que eu o encontro. Em uma simples célula epitelial, por exemplo, você precisa tirar milhões de informações daquilo pra entender de onde veio. Você divide em três partes: Membrana, Citoplasma e núcleo. Se você pega qualquer uma das três, pode ser assunto para o estudo de uma vida de tão complexo. E voltamos ao ensino fundamental, quando aquela Tia mariazinha lhe dizia: "As células são agrupadas em tecidos. Os tecidos constituem os órgãos, que formam os sistemas e, finalmente, um organismo.". É claro que podemos expandir micro e macroscopicamente esse conceito. Entende a complexidade das coisas? Como eu poderia pensar que tudo isso foi feito ao acaso? Cito Benjamin Franklin quando digo "Achar que o mundo não tem criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.".

Bem, essas últimas semanas tenho pego livros como "Goodman & Gilman - As Bases Farmacológicas da Terapêutica". Um dos, quiçá, o mais completo livro de farmacologia. E mesmo em um livro de 1821 páginas, na sua 11ª edição, pesando 3 kg, com frequência se encontra trechos do tipo: "[...]Esse mecanismo ainda não está completamente elucidado, mas sabe-se que...[...]". O fato é que viveremos milênios tentando achar respostas pra uma criação tão perfeita como o universo, em termos de arquitetura, engenharia e produção . Alguns tentando encontrar Deus, outros tentando entender, e alguns, infelizmente, tentando ser Deus.

Os kardecistas definem Deus como "Inteligência suprema causadora PRIMÁRIA de todas as coisas", os maçons, "Grande arquiteto do universo". Acredito que essas sejam as definições mais inteligentes, mesmo eu não simpatizando com nenhuma das doutrinas. No entanto, ainda são incompletas. Existem conceitos sobre Deus que chegam a ser paradoxais tamanha a complexidade. E não cabe discuti-los agora.

E foi nessa busca por "quem sou? de onde vim? aonde vou?" que recuperei meu gosto por aprender. E me fascina encontrar pessoas com idéias completamente diferentes das minhas. E às vezes, essas pessoas são um tanto etnocentricas. Acho que é essa a palavra.

O que quis dizer com tudo isso é que, assim como todo mundo, só estou tentando entender um pouco sobre Deus. E acredito que entrei em um novo capítulo da minha vida que pode me definir intelectual e profissionalmente. Espero estar no caminho certo.

E como o nome do blog diz: "Evoluindo".

Nenhum comentário: